Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DIREITOS HUMANOS

Como surgiu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?

Em meio à agitação política na França, era preciso legitimar o governo que se iniciava com o afastamento do rei Luís XVI

A Liberdade Conduzindo o Povo, de Delacroix: França exporta revolução. Imagem: Corbis/Stockphotos
A Liberdade Conduzindo o Povo,
de Delacroix: França exporta revolução.
Imagem: Corbis/Stockphotos
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi anunciada ao público em 26 de agosto de 1789, na França. "Ela está intimamente relacionada com a Revolução Francesa. Para ter uma ideia da importância que os revolucionários atribuíam ao tema dos direitos, basta constatar que os deputados passaram cerca de 10 dias reunidos na Assembléia Nacional francesa debatendo os artigos que compõem o texto da declaração. Isso com o país ainda a ferro e a fogo após a tomada da Bastilha em 14 de julho do mesmo ano", explica o professor Bruno Konder Comparato, professor no Departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares.
Havia urgência em divulgar a declaração para legitimar o governo que se iniciava com o afastamento do rei Luís XVI, que seria decapitado quatro anos depois, em 21 de janeiro de 1793. “Era preciso fundamentar o exercício do poder, não mais na suposta ligação dos monarcas com Deus, mas em princípios que justificassem e guiassem legisladores e governantes”, diz o professor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário